O árbitro assistente Cleberson do Nascimento Leite, 29 anos, está participando do Programa de Evolução da Conmebol, em Assunção (PAR).

img

O curso que vai até este sábado (19), é realizado em parceria com a Associação Paraguaia de Futebol (APF) e tem o objetivo de aprimorar jovens talentos que almejam chegar ao quadro de árbitros da FIFA.

Junto com o pernambucano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indicou os árbitros Paulo Volkopff (TO) e Alisson Furtado (MS) e o também assistente Alex Ang Ribeiro (SP).

Na arbitragem há sete anos, Cleberson está tendo uma excelente oportunidade de aperfeiçoar o seu conhecimento. O programa promove o estudo das regras e orientações da FIFA, atividades práticas, palestras e até provas com enquetes sobre a melhor decisão a se tomar. O assistente, que já bandeirou 21 jogos no Campeonato Brasileiro da Série A, valoriza a chance que está tendo na carreira.

Vejo essa oportunidade como algo de suma importância, pois ser indicado para realizar um curso internacional é muito difícil, devido a quantidade de árbitros e federações que existem no Brasil”, comentou.

Participar do grupo de árbitros da FIFA é ampliar o campo de atuações para um patamar internacional, podendo chegar a arbitrar os jogos da Copa Libertadores, maior torneio continental das Américas.

O quadro da FIFA é uma meta e um sonho que todo árbitro almeja alcançar”, disse o bandeira que mantém os pés no chão frente à oportunidade. “Eu almejo esse patamar, no entanto não sei precisar se estou mais perto, vou continuar buscando aprimoramento mental, físico, técnico e social”, completou.

Cleberson já fez parte de grandes jogos como São Paulo x Coritiba e Cruzeiro x Palmeiras, e garante que a pressão vinda das arquibancadas não tira o seu foco. “A torcida faz parte do espetáculo, porém quando estou em campo meu foco é o jogo. Quase não percebo os torcedores, busco permanecer 100% concentrado na minha função”, finaliza o jovem e promissor assistente.

mrelaxabuy ortho tri-cyclenarthritisbuy eye drops online